Mega passeio nos micro ônibus de Roma

Compartilhe

Andar pelas ruas estreitas do centro histórico de Roma é sem dúvida um excelente programa que não deve ser dispensado. Apesar do enorme prazer de conhecer as fabulosas atrações que estão pelo caminho, muitas vezes o visitante tem que encarar caprichos da natureza como forte calor, frio intenso, ou ser apanhado de surpresa pela chuva. Esses inevitáveis acontecimentos aliados ao cansaço podem comprometer o passeio, levando o pobre turista a deixar de ver ou a não prestar a devida atenção a tanta coisa bonita.

Piazza Navona

Uma forma de fugir desses percalços sem abrir mão de passar por uma área tão interessante da cidade é fazer parte do percurso em ônibus. Embora nada se compare a experiência de poder entrar em qualquer lugar que se queira, parar para olhar ou fotografar o que der vontade, esta alternativa pode se mostrar bastante útil tanto para quem esqueceu o guarda chuva no hotel como para os que disponham de pouco tempo de visita.

Piazza di Spagna

A ATAC, empresa de transportes públicos de Roma, dispõe em sua frota de mini ônibus elétricos com três rotas circulares, linhas 116 ou 116T, 117 e 119 servindo a área. Por serem pequenos, conseguem trafegar pelas estreitas ruas do centro histórico, o que podem ser de grande utilidade para um turista que precise se deslocar de maneira mais rápida e menos cansativa entre, por exemplo, a Galleria Borghese e o Campo di Fiori.

Via del Corso

Os itinerários das chamadas “linee elettriche” (veja o mapa em pdf.) contemplam importantes atrações turísticas. O 116 passa pela Villa Borghese, Via Veneto, Piazza Barberini, Pantheon, Campo di Fiori e Trastevere. O 117 sai de Piazza di Spagna, e percorre a Via del Corso, Piazza Venezia, onde fica o Monumento a Vittorio Emanuele, o Quirinale, Foro Romano, Coliseu e San Giovanni in Laterano. Do 119 é possível ver além da Via del Corso, a Via del Plebiscito e a Via del Tritone.

Monumento a Vittorio Emanuele

Apesar dos magníficos trajetos, nem tudo são flores. Além do tráfego lento, este pequeno ônibus dispõe de poucos assentos. Por serem muito concorridos, ficam lotados na maior parte do dia, o que torna difícil apreciar a paisagem com tranqüilidade. Mesmo não sendo ônibus turísticos, são uma alternativa de transporte bastante cômoda e barata.

Pantheon

As passagens podem ser adquiridas nas máquinas de autoatendimento existentes em diversas paradas de ônibus. Para quem compra um bilhete com viagens ilimitadas por 24 horas ou está utilizando o “Roma Pass”, incluir um ou mais trajetos em um desses ônibus é, além da barganha, uma oportunidade de não deixar nenhuma atração de fora.

Via del Corso

Os ambientalmente corretos “elettriche” são bastante frequentes, passando em média a cada 10 minutos. Os da linha 116 circulam nos dias úteis das 7 às 19 horas, a partir daí são substituídos pelos 116T que rodam até a 1:30 da manhã, sextas e sábados até as 3 da manhã e aos domingos até 21 horas com intervalos maiores. Os 117 e 119 circulam das 7 da manhã até 20 e 21 horas, sendo sextas e sábados até as 3 da manhã, não funcionando aos domingos.

Leave a Reply

Your email address will not be published.