Stradun em Dubrovnik – Onde as coisas acontecem

Compartilhe

Stradun

Stradun ou Placa é visita obrigatória para quem está em Dubrovnik, na Croácia. Considerada uma das mais charmosas ruas do mundo, a principal via do Centro Histórico, vive cheia de turistas.

Mosteiro Franciscano

Por ser plana (uma raridade na cidade) e exclusivamente para tráfego de pedestres, com piso de calcário da ilha de Brac, liso e brilhante parecendo mármore, é o lugar perfeito para, bater pernas, olhar as vitrines, comprar lembranças em suas inúmeras lojas, tomar um sorvete ou sentar em um café para ver o vai e vem das pessoas.

Stradun

Ligando o Portal de Pile (Vrata od Pila) ao Portal de Ploce (Vrata od Ploca), esta rua corta inúmeras vielas com escadarias íngremes, atravessando o centro histórico. No passado era a linha divisória entre Dubrava, a parte continental e Ragusa, a área pantanosa. Os prédios harmonicamente parecidos uns com os outros têm esta conformação por terem sido reconstruídos na mesma época, após o devastador terremoto de 1667.

Stradun

Animada dia e noite, passear por Stradun é uma excelente oportunidade de travar contato com a alegre vibração da cidade. Por ser a artéria principal do centro Histórico, ao longo do caminho, podem ser vistos importantes marcos e algumas das atrações mais interessantes de Dubrovnik.

Palácio dos Reitores

Iniciando o passeio pelo Portal de Pile, já se vê no largo onde começa Stradun a primeira atração, a Grande Fonte de Onofrio, com sua enorme cúpula central e 16 torneiras de água ao redor, por muito tempo responsável pelo suprimento de água da cidade. Os degraus em torno costumam ser disputados: Além de ponto de encontro dos adolescentes locais, turistas acalorados aproveitam para abastecer suas garrafas com água e sentar para uma pausa.

Grande Fonte de Onofrio

Da Grande Fonte de Onofrio dá para ver a Igreja do Santíssimo Salvador, em estilo renascentista. Logo ao lado, o Mosteiro Franciscano e a Antiga Farmácia de Dubrovnik, um bonito complexo que merece ser visitado. Há uma coleção de obras de arte sacra além do acervo da Antiga Farmácia, uma das mais antigas da Europa, ainda em funcionamento. Com um tranquilo claustro, o mosteiro é conhecido por abrigar valiosos manuscritos em sua biblioteca, uma das mais ricas e antigas na Croácia.

Palacio Sponza

Na outra extremidade de Stradun ou Placa, está a Praça Luza, o mais movimentado ponto do Centro Histórico tendo ao centro a Coluna de Orlando. É onde fica a bonita igreja barroca, dedicada ao padroeiro de Dubrovnik, São Brás.

Igreja de São Brás

Na frente da igreja, o Palácio Sponza, uma mistura de estilos gótico e renascentista. Além de sediar o arquivo da cidade, mantém uma tocante exposição permanente, em homenagem aos defensores da cidade na guerra dos anos 1990. O acesso é gratuito.

Torre do Relógio

Também nesta praça “mora” uma conhecida imagem e um dos símbolos da cidade, a imponente torre do relógio. Junto de sua fachada, e ao lado do Palácio dos Reitores, está a Pequena Fonte de Onofrio, decorada com golfinhos.

Pequena Fonte de Onofrio

Uma avenida tão cheia de atrações acaba cansando. Um encerramento à altura tem que ser em um local inspirador. Quer uma sugestão? Procure uma mesa em um dos cafés ou restaurantes no antigo porto para contemplar o mar. Chegar lá é muito simples: Da Praça de Luza, basta tomar a passagem que fica sob o Mosteiro Dominicano, ao lado da torre.

2 thoughts on “Stradun em Dubrovnik – Onde as coisas acontecem”

  1. Show de bola seu blog. Parabéns!
    Pode me dizer em quais hoteis ficou na Croácia?

    obrigada e boas viagens!!!

  2. Olá, Ana Rosa

    Desculpe a demora na resposta. Estou voltando de viagem com meus “dispositivos comunicatórios” avariados. Obrigada pelo elogio – é um baita incentivo. Na viagem que fiz a Croácia não fiquei hospedada em hotéis optando pela locação de dois apartamentos. Recentemente, ao passar minhas anotações para um amigo, soube que nenhum dos dois está disponível. Antes de fazer a reserva procure ler as resenhas de quem já se hospedou nos grandes sites de reservas de hotéis e no Tripadvisor. Boa sorte e ótima viagem

Leave a Reply

Your email address will not be published.