O vanguardista conjunto habitacional Weissenhoff em Stuttgart

Compartilhe

Bastante procurada por turistas alemães, a cidade de Stuttgart é pouco visitada por estrangeiros. Calma, com excelente rede de transportes, boa comida e fantásticos museus técnicos, como o da Mercedes ou da Porsche, também impressiona pelas muitas e bem cuidadas áreas verdes. Para os que curtem arquitetura, visitar a colônia de Weissenhof é programa obrigatório, que ainda pode ser enriquecido com uma dobradinha com o Park Killesberg.

Weissenhof Siedlung

O “Weissenhof Siedlung”, colônia ou conjunto habitacional de Weissenhof, fazia parte uma mostra promovida em 1927 pela Federação Alemã de Trabalho, a “Deutsche Werkbund”, em uma tentativa de solucionar as dificuldades de moradia na época. Expondo residências populares, modernas e com qualidade de vida para os moradores, reuniu construtores, fabricantes de materiais de construção das mais avançadas tecnologias e um grupo de dezessete arquitetos notáveis de países diferentes.

Weissenhof Siedlung

Supervisionados pelo jovem Mies van der Rohe, foram construídos 21 prédios entre casas e edifícios de apartamentos em pouco mais de cinco meses, com projetos de lendários arquitetos como Le Corbusier, seu primo Pierre Jeanneret, Walter Gropius, Hans Scharoun, Peter Behrens, Josef Frank, Hilbersheimer, Hans Poelzig, Mart Stam, Bruno e Max Taut. Embora sido patrocinado pela municipalidade e alcançado enorme interesse do público, o empreendimento não obteve apoio oficial.

Weissenhof Siedlung

Weissenhof conseguiu escapar da demolição planejada pelo governo nazista. Tendo sido bombardeada na Segunda Guerra Mundial, sobraram apenas onze prédios e caiu em decadência. Felizmente, a importância arquitetônica deste conjunto habitacional tão vanguardista foi reconhecida e, finalmente passou por um processo de restauração.

Weissenhof Siedlung

Weissenhof Siedlung

O conjunto habitacional Weissenhof, baseado em princípios de uma vida saudável para seus ocupantes, foi erguido em uma área verde, no alto de uma colina e com uma bela vista da cidade. Apesar do valor cultural, não virou em uma cidade fantasma. Todos os imóveis estão ocupados e são residências particulares, com exceção da casa projetada por Le Corbusier, que é um museu sobre o empreendimento. Junto a todas existem placas com autoria, plantas e informações sobre os projetos.

Weissenhof Siedlung Weissenhof Siedlung

Até para quem não é fã de arquitetura é surpreendente a atualidade e ousadia destes prédios construídos com materiais pré-fabricados, beirando os noventa anos de existência. Para os apreciadores, o Museu Weissenhof promove entre terças e domingos dois tipos de visitas guiadas, ambas em alemão. Veja aqui os horários e preços: http://www.stuttgart.de/weissenhof/index.php?objecttype=item&id=182417&subsection=182428

Weissenhof Siedlung

Weissenhof fica a uma curta caminhada da estação de metrô Killesberg, na linha U5. Saindo de lá, complemente com uma visita ao enorme Killesberg Hohenpark, que possui uma ferrovia de verdade. Há também no ponto mais alto uma torre de observação com uma bela vista da cidade. O acesso mais próximo ao Parque é pela Stresemannstrasse.

Leave a Reply

Your email address will not be published.