Escolhida com muito acerto por Shakespeare para cenário de uma de suas peças mais populares, a cidade de Verona, na região italiana do Vêneto, é de fato uma encantadora locação, perfeita para histórias de amor, incluindo até as com final feliz.
Mesmo sendo uma obra de ficção, a história de ”Romeu e Julieta” é responsável por atrair um grande número de visitantes à chamada “cidade do amor” e muitos, sendo verdade ou não, fazem questão de conhecer o famoso balcão da “Casa di Giulietta” na Via Capello 23, em pleno Centro Histórico.
Apesar de muito admirado, o balcão da famosa personagem está longe de ser o único na cidade. Além de obras imponentes, como, por exemplo, a Arena Romana, um dos grandes prazeres de visitar Verona é caminhar por suas ruas e ir descobrindo a especial arquitetura das casas e seus inúmeros balcões com venezianas coloridas ou decorados com flores, cada um mais bonito que o outro.
Uma atividade bastante divertida em minha visita foi entre um ponto turístico e outro ou em caminhadas à noite para descansar de tanto ter andado durante o dia, fotografar e anotar os endereços de alguns balcões pelo caminho, muitos bem mais bonitos que o de Julieta.