O supimpa e agora chique Mercato Centrale em Florença

Compartilhe

Mercato Centrale San Lorenzo

Tendo uma forte queda por mercados de alimentos, um dos primeiros itens no roteiro de uma recente visita a Florença era voltar ao antigo Mercato Centrale, ou Mercato di San Lorenzo, para fazer uma rápida “boquinha” aproveitando sua conveniente localização próxima a importantes atrações turísticas e da principal estação de trens da cidade, a Santa Maria Novelli.

Mercato Centrale San Lorenzo

Sabendo que o mercado havia passado por recentes reformas, estava um pouco apreensiva com o que poderia ter acontecido com antiga e característica edificação em ferro fundido e vidros, do final do século dezenove e, principalmente, com os boxes de venda de sanduíches. Porém, ao chegar, os temores foram inteiramente dissipados. O Mercato Centrale que já era bonito ficou lindo.

Mercato Centrale San Lorenzo

Sem mexer na imponente estrutura de 1874 e sem abrir mão de sua função principal, foi mantido no primeiro piso o habitual mercado de alimentos e no segundo, vazio por muitos anos, uma espetacular praça de alimentação remodelada pelo escritório de arquitetura local, a Archea Associati, sob a batuta de Marco Casamonti.

Mercato Centrale San Lorenzo

No piso inferior a antiga tradição dos mercados de alimentos é mantida com enorme variedade de artigos de alta qualidade, a maior parte produzida na própria Toscana. O lugar que exala uma mistura de aromas de temperos, frutas, queijos, embutidos vende também massas frescas, vinhos, frutas e frutos secos, legumes, verduras, flores, carnes das mais variadas espécies e peixes.

Mercato Centrale San Lorenzo

Com um endereço tão próximo de atrações e frequentado por turistas, muitos vendedores estão preparados e embalam a vácuo seus produtos para longas viagens. A disposição das bancas pode ser vista em: https://mercatocentralefirenze.wordpress.com/i-banchi/

Mercato Centrale San Lorenzo

Porém, a cereja do bolo é o espetacular segundo piso. Inaugurado no final de abril de 2014 é uma espécie de praça de alimentação reunindo o que há de melhor da gastronomia local em um ambiente que, apesar de elegante e moderno, combina e até valoriza os elementos originais da antiga estrutura de ferro fundido.

Mercato Centrale San Lorenzo

Com mais de dez estandes de diferentes bares, gelaterias, confeitarias, cafés e restaurantes selecionados em concurso, dispõe de uma área central com mais de quinhentos assentos, dificilmente livres, dada a enorme quantidade de fregueses, tanto locais como visitantes.

Mercato Centrale San Lorenzo

Há tanta variedade que fazer uma escolha é um verdadeiro suplício. É possível comer no mesmo lugar uma massa caseira, pizzas, peixes e frutos do mar fritos na hora, hambúrgueres da famosa carne da raça Chianina, tábuas de queijos e embutidos e muitos outros. Sem falar na sobremesa ou no lanchinho para ser levado, ainda é preciso decidir a bebida que pode ser um suco orgânico, um vinho local, uma cerveja artesanal, entre tantos.

Mercato Centrale San Lorenzo

Para um turista é um verdadeiro paraíso de praticidade: Mesmo com filas em horários mais concorridos em alguns dos restaurantes, o atendimento, diferente dos restaurantes tradicionais, é rápido e os atendentes são especialmente amistosos.

Mercato Centrale San Lorenzo

É muito bom contar com um espaço que pode oferecer alternativas de refeições entre os horários do almoço e do jantar. Quem visita a Itália e perde a hora, sabe que terá que se contentar com salgadinho ou sanduíche no meio da tarde.

Mercato Centrale San Lorenzo

Este conceito de praça de alimentação é também uma enorme comodidade para grupos heterogêneos. Com tantas alternativas reunidas em um mesmo lugar, as refeições podem ser feitas em conjunto sem ninguém precisar abdicar de suas predileções. Incluindo até a turma dos vegetarianos, cada um escolhe o que quer.

Mercato Centrale San Lorenzo

O Mercato Centrale de Florença conta também com uma boutique da excelente rede italiana Eataly, com sua tradicional seleção dos melhores produtos da gastronomia italiana além de livros e acessórios de mesa e cozinha. Há também a Scuola di Cucina Lorenzo de Medici e uma Eno-scuola com aulas de uma hora com direito a degustação de vinhos.

Mercato Centrale San Lorenzo

Ainda que os preços sejam mais altos que a média, a qualidade dos produtos, o atendimento, o ambiente, apesar de barulhento, muito bonito e com bom Wi-Fi justificam uma visita e sempre será uma escolha acertada tanto para um café da manhã, almoço, lanche ou jantar em qualquer dia da semana.

Mercato Centrale San Lorenzo

O endereço do Mercato Centrale di Firenze é Piazza del Mercato Centrale. Os outros acessos são pela Via dell’Ariento, pela Via Sant’Antonio ou pela Via Panicale. O mercado de alimentos funciona de segunda a sexta das 07h00 às 14h00 e aos sábados até 17h00. O espaço gastronômico abre todos os dias das 10h00 até a meia noite, com acessos por escadas rolantes da Piazza del Mercato Centrale ou da Via dell’Ariento. Para informações, consulte o moderno (e confuso) sítio oficial: http://www.mercatocentrale.it/

Leave a Reply

Your email address will not be published.