Jardin du Monastère de Cimiez – Um lugar de paz e tranquilidade para contemplar Nice

Compartilhe

Mesmo não tendo tanto apelo turístico quanto seu centro histórico, a “Vieux Nice”, o elegante bairro de Cimiez, na parte alta desta concorrida cidade francesa costuma atrair muitos visitantes por causa dos excelentes museus Matisse e Marc Chagall e por também abrigar o antigo anfiteatro romano, o Mosteiro Franciscano e ao lado deste, um recanto de paz e beleza, que não deve ficar de fora em um passeio pela região, o jardim do Mosteiro de Cimiez.

Jardin du Monastère de Cimiez

Utilizado no passado como horta e pomar pelos monges beneditinos, este é mais antigo jardim da Riviera Francesa. Com estilo despojado e elementos como um poço e um relógio de sol conserva ainda hoje a serena atmosfera de um ambiente monástico.

Jardin du Monastère de Cimiez

A área que fazia parte do mosteiro fundado pelos beneditinos e reconstruído pelos franciscanos foi comprada pela municipalidade no início do século 20 para ser transformada em jardim público manteve a disposição original do século dezesseis, porém dedicada ao cultivo de flores e plantas ornamentais.

Jardin du Monastère de Cimiez

Jardin du Monastère de Cimiez

Lembrando um pouco os antigos jardins renascentistas, os canteiros separados por pequenos caminhos são muitíssimo bem cuidados e, graças ao clima ameno da região, mesmo fora da primavera é possível apreciar flores de cores e espécies diferentes em meio a pés de romãs, laranjas e limões.

Jardin du Monastère de Cimiez

Além das flores no solo, os caramanchões coberto de rosas contribuem para a beleza do lugar. Na parte da frente em um nível mais baixo e cercado por muros cobertos pela folhagem, há um segundo jardim com três pequenas fontes e canteiros simétricos. Meio escondidinho e com muitos bancos é um convite ao descanso ou até um piquenique.

Jardin du Monastère de Cimiez

Por sua localização em uma colina, o Jardim do Mosteiro de Cimiez é um verdadeiro terraço panorâmico com vista privilegiada para a cidade. De lá dá para admirar o Observatório de Nice, o forte de Mont Alban, a colina do Castelo, e a bonita silhueta da Baía dos Anjos encontrando o mar.

Jardin du Monastère de Cimiez

Com exceção dos sábados quando é muito procurado pelos noivos e seus fotógrafos ou nas comemorações da chegada da primavera que incluem diversas festividades no bairro, o jardim apesar de bastante popular, é normalmente sossegado.

Jardin du Monastère de Cimiez

Em um bairro tão bonito e com atrações relevantes este jardim é um ótimo complemento ou ponto de partida para um bom programa. O endereço é Place du Monastère de Cimiez no início da Avenue Bellanda, junto da parada final do ônibus da linha 17.

Jardin du Monastère de Cimiez

O Jardin du Monastère de Cimiez tem acesso gratuito abrindo todos os dias às 08h00. O horário de fechamento varia conforme a estação: De abril a maio e em setembro, às 19h00, de junho a agosto às 20h00 e de outubro a março às 18h00.

Leave a Reply

Your email address will not be published.