Mesmo não tendo tanto apelo turístico quanto seu centro histórico, a “Vieux Nice”, o elegante bairro de Cimiez, na parte alta desta concorrida cidade francesa costuma atrair muitos visitantes por causa dos excelentes museus Matisse e Marc Chagall e por também abrigar o antigo anfiteatro romano, o Mosteiro Franciscano e ao lado deste, um recanto de paz e beleza, que não deve ficar de fora em um passeio pela região, o jardim do Mosteiro de Cimiez.
Utilizado no passado como horta e pomar pelos monges beneditinos, este é mais antigo jardim da Riviera Francesa. Com estilo despojado e elementos como um poço e um relógio de sol conserva ainda hoje a serena atmosfera de um ambiente monástico.
A área que fazia parte do mosteiro fundado pelos beneditinos e reconstruído pelos franciscanos foi comprada pela municipalidade no início do século 20 para ser transformada em jardim público manteve a disposição original do século dezesseis, porém dedicada ao cultivo de flores e plantas ornamentais.
Lembrando um pouco os antigos jardins renascentistas, os canteiros separados por pequenos caminhos são muitíssimo bem cuidados e, graças ao clima ameno da região, mesmo fora da primavera é possível apreciar flores de cores e espécies diferentes em meio a pés de romãs, laranjas e limões.
Além das flores no solo, os caramanchões coberto de rosas contribuem para a beleza do lugar. Na parte da frente em um nível mais baixo e cercado por muros cobertos pela folhagem, há um segundo jardim com três pequenas fontes e canteiros simétricos. Meio escondidinho e com muitos bancos é um convite ao descanso ou até um piquenique.
Por sua localização em uma colina, o Jardim do Mosteiro de Cimiez é um verdadeiro terraço panorâmico com vista privilegiada para a cidade. De lá dá para admirar o Observatório de Nice, o forte de Mont Alban, a colina do Castelo, e a bonita silhueta da Baía dos Anjos encontrando o mar.
Com exceção dos sábados quando é muito procurado pelos noivos e seus fotógrafos ou nas comemorações da chegada da primavera que incluem diversas festividades no bairro, o jardim apesar de bastante popular, é normalmente sossegado.
Em um bairro tão bonito e com atrações relevantes este jardim é um ótimo complemento ou ponto de partida para um bom programa. O endereço é Place du Monastère de Cimiez no início da Avenue Bellanda, junto da parada final do ônibus da linha 17.
O Jardin du Monastère de Cimiez tem acesso gratuito abrindo todos os dias às 08h00. O horário de fechamento varia conforme a estação: De abril a maio e em setembro, às 19h00, de junho a agosto às 20h00 e de outubro a março às 18h00.