Tramvia Blau – Um bonde nostálgico em uma linda área de Barcelona

Compartilhe

Em um dos bairros mais bonitos de Barcelona funciona até os dias de hoje uma pitoresca linha de bondes antigos, a Tramvia Blau, que devendo seu nome à cor azul de seus carros, é a maneira mais interessante para atingir à estação do Funicular de Tibidabo que vai ao topo da montanha onde ficam o Parc d’Atraccions e o Temple Sagrat Cor.

Tramvia Blau

Inaugurada em 1901 junto com o Funicular de Tibidabo, a linha percorre desde então a mesma rota. Apesar de reformados para se adaptar à modernidade, os bondes, muitíssimo bem cuidados e funcionando perfeitamente, mantiveram sua aparência original.

Tramvia Blau

Mesmo não sendo exatamente confortável – os bancos de madeiras são duros e o bonde chacoalha – ser poupado de uma subida íngreme em uma curta viagem de oito minutos na estonteante velocidade de 10 quilômetros por hora devia ser um prodígio tecnológico no início do século vinte.

Tramvia Blau

Ligando a Avinguda Tibidabo à Plaça del Doctor Andreu, o Tramvia Blau permite em sua lenta viagem a comodidade de apreciar com tranquilidade as belas casas e jardins no caminho. Quem consegue se sentar na janela, tem tempo suficiente para ajustar o foco e obter boas fotos.

Tramvia Blau

Por funcionar basicamente no verão e fora deste apenas em fins de semana e feriados, o Tramvia Blau é usado quase que exclusivamente por turistas. Por ser uma linha histórica, sua tarifa não é integrada ao sistema de transportes urbanos de Barcelona. Embora o valor da passagem seja caro para o tempo e tamanho do trajeto, é uma experiência bastante especial.

Tramvia Blau

Para quem está com pressa ou não tem a oportunidade de estar em Barcelona no verão ou em um fim de semana, existe a alternativa de percorrer o mesmo itinerário pela linha de ônibus 196. Apesar de não ter o mesmo encanto é mais frequente, rápida e barata e livra o visitante da ladeira. Itinerário e horários em http://www.tmb.cat/en/linia-de-bus/-/bus/196/detall-n/dia-FEINER

Tramvia Blau

Por ser uma forma de transporte atraente e com frequência relativamente baixa, não são incomuns longas filas de turistas para embarcar no Tramvia Blau. As passagens são vendidas pelos condutores na própria parada e quem pretende voltar no bonde deve guardar o comprovante para o pequeno desconto na segunda viagem.

Tramvia Blau

Mesmo tendo gostado muito de passear no Tramvia Blau, a enorme fila para o bonde da volta desanimou. Considerando seus apenas 32 lugares e a alta probabilidade de uma longa espera para não viajar sentada, fiz caminho de descida a pé seguindo o trajeto do bonde. Foi igualmente agradável, rápido e… gratuito. 

Tramvia Blau

A parada do Tramvia Blau fica do lado par no início da Avinguda del Tibidabo, junto ao bonito prédio modernista “La Rotonda”. Quem vem do centro deve descer na estação final do trem da linha 7 da FGC (Ferrocarrils de la Generalitat de Catalunya) e atravessar a pista do Passeig de Sant Gervasi. Atenção: Embora com tarifas idênticas e integradas ao mesmo sistema de transportes, as estações da FGC são distintas das do metrô.

Tramvia Blau

As informações sobre horários de funcionamento, valor da passagem e outras formas de se chegar até a parada do Tramvia Blau podem ser obtidas no sítio da TMB, empresa municipal de transportes de Barcelona: http://www.tmb.cat/en/tramvia-blau

Leave a Reply

Your email address will not be published.