A menos de quatro quilômetros do bem servido por empresas de baixo custo EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg, a cidade Suíça da Basiléia além de um paraíso para os apreciadores de museus, por sua posição próxima das fronteiras com a França e a Alemanha, oferece excelentes oportunidades para passeios bate e volta “no estrangeiro”.
Ainda que não tenha a mesma popularidade de outras cidades suíças como Zurique, Genebra ou Berna, um passeio pelo centro histórico da Basiléia é um bom programa que incluindo uma visita a um de seus mais conhecidos símbolos, a Basler Münster, a bonita catedral em pedra vermelha e telhas coloridas, não pode deixar de fora seu bonito claustro e na parte exterior, o Pfalz.
O ambiente contemplativo do claustro duplo adjacente à Basler Münster faz um enorme contraste com o movimento da animada Münsterplatz. Caminhar entre seus arcos observando lápides ricamente esculpidas e os brasões das famílias mais importantes da cidade desde o século 16, quase sempre acompanhado pela música de um artista de rua transmite uma enorme sensação de paz.
Outro destaque são as primorosas esculturas em bronze “Markttische” e “Politischer Tisch” da artista suíça Bettina Eichin também autora da bonita “Helvetia”, que pode ser vista em Kleinbasel, o bairro no lado oposto do rio próxima da ponte Mittlere.
Por entre os arcos deste antigo claustro construído no século 15 é possível apreciar o bonito padrão geométrico formado telhas coloridas em branco, laranja, verde e roxo. Quem olha um pouco mais acima vai descobrir excelentes ângulos para fotografar de perto as duas torres góticas da catedral.
Saindo do claustro pela arcada lateral, se chega a um pátio com diversos pés de tílias, o chamado “Pfalz”. Com sua uma situação privilegiada em uma colina e na margem do rio é um verdadeiro terraço panorâmico de onde se pode admirar o rio Reno e o bairro de Kleinbasel do outro lado da margem.
Sendo um lugar muito popular na cidade, o Pfalz conta com uma grande quantidade de bancos sob as árvores para que se possa apreciar a paisagem com calma. Consta que nos dias claros de lá podem ser vistas as montanhas de Vosges na França e a Floresta Negra na Alemanha.
O Pfalz e o claustro são adjacentes à Basler Münster cujo endereço é na Münsterplatz, na margem esquerda do rio Reno, entre Wettsteinbrücke e Mittlere Brücke. A parada mais próxima dos trams 2 e 15 é a Kunstmuseum, seguida de caminhada pela Rittergasse. Há também acesso a partir da Mittlere Brücke pelas ruas Rheinsprung e Augustinergasse, em um bonito trajeto, porém mais longo e com subida íngreme. Nesta opção, a parada de trams mais conveniente é a Schifflände servida pelas linhas 11 e 17. Os horários da catedral (em alemão): http://www.baslermuenster.ch/infos-kontakt/oeffnungszeiten