Uma visita três em um: A Catedral da Basiléia, o Claustro e o Pfalz

Compartilhe

A menos de quatro quilômetros do bem servido por empresas de baixo custo EuroAirport Basel-Mulhouse-Freiburg, a cidade Suíça da Basiléia além de um paraíso para os apreciadores de museus, por sua posição próxima das fronteiras com a França e a Alemanha, oferece excelentes oportunidades para passeios bate e volta “no estrangeiro”.

Catedral da Basiléia (Basler Münster)

Ainda que não tenha a mesma popularidade de outras cidades suíças como Zurique, Genebra ou Berna, um passeio pelo centro histórico da Basiléia é um bom programa que incluindo uma visita a um de seus mais conhecidos símbolos, a Basler Münster, a bonita catedral em pedra vermelha e telhas coloridas, não pode deixar de fora seu bonito claustro e na parte exterior, o Pfalz.

Catedral da Basiléia (Basler Münster)

O ambiente contemplativo do claustro duplo adjacente à Basler Münster faz um enorme contraste com o movimento da animada Münsterplatz. Caminhar entre seus arcos observando lápides ricamente esculpidas e os brasões das famílias mais importantes da cidade desde o século 16, quase sempre acompanhado pela música de um artista de rua transmite uma enorme sensação de paz.

Catedral da Basiléia (Basler Münster)

Outro destaque são as primorosas esculturas em bronze “Markttische” e “Politischer Tisch” da artista suíça Bettina Eichin também autora da bonita “Helvetia”, que pode ser vista em Kleinbasel, o bairro no lado oposto do rio próxima da ponte Mittlere.

Catedral da Basiléia (Basler Münster)

Por entre os arcos deste antigo claustro construído no século 15 é possível apreciar o bonito padrão geométrico formado telhas coloridas em branco, laranja, verde e roxo. Quem olha um pouco mais acima vai descobrir excelentes ângulos para fotografar de perto as duas torres góticas da catedral.

Catedral da Basiléia (Basler Münster)

Saindo do claustro pela arcada lateral, se chega a um pátio com diversos pés de tílias, o chamado “Pfalz”. Com sua uma situação privilegiada em uma colina e na margem do rio é um verdadeiro terraço panorâmico de onde se pode admirar o rio Reno e o bairro de Kleinbasel do outro lado da margem.

Catedral da Basiléia (Basler Münster)

Catedral da Basiléia (Basler Münster)

Sendo um lugar muito popular na cidade, o Pfalz conta com uma grande quantidade de bancos sob as árvores para que se possa apreciar a paisagem com calma. Consta que nos dias claros de lá podem ser vistas as montanhas de Vosges na França e a Floresta Negra na Alemanha.

Catedral da Basiléia (Basler Münster)

O Pfalz e o claustro são adjacentes à Basler Münster cujo endereço é na Münsterplatz, na margem esquerda do rio Reno, entre Wettsteinbrücke e Mittlere Brücke. A parada mais próxima dos trams 2 e 15 é a Kunstmuseum, seguida de caminhada pela Rittergasse. Há também acesso a partir da Mittlere Brücke pelas ruas Rheinsprung e Augustinergasse, em um bonito trajeto, porém mais longo e com subida íngreme. Nesta opção, a parada de trams mais conveniente é a Schifflände servida pelas linhas 11 e 17. Os horários da catedral (em alemão): http://www.baslermuenster.ch/infos-kontakt/oeffnungszeiten

Leave a Reply

Your email address will not be published.