Vai rolar um clima… Ou: Com que roupa que eu vou?

Compartilhe

Uma dúvida bastante comum de quem viaja é que tipo de roupa levar na mala. Considerando que quem vai para a Europa planeja aproveitar a proximidade e bons preços de passagens internacionais para conhecer mais de um país e que o peso da bagagem pode encarecer absurdamente um voo de baixo custo, é sábio se manter “leve”.

cercanias de Gênova

Para quem viaja em temporadas de alto verão ou inverno, a regra é clara: ou vai encarar forte calor ou terá que levar agasalhos que protejam não apenas do frio, mas da umidade de uma dificilmente inesperada chuva ou neve.

Trogir

Já para os que partem para o Hemisfério Norte durante os meses da meia estação, a situação não é tão simples. Há anos em que a primavera é gelada ou chuvosa até o início de junho e muitas vezes as chuvas do outono demoram a dar as caras.

Haarlem

Tão importante quanto consultar temperaturas médias é verificar o histórico do índice pluviométrico, pois é esta a informação que vai determinar a estimativa da quantidade de peças na mala que garantam a impermeabilidade, comportando uma eventual volta antecipada ao hotel, para trocar meias e sapatos molhados para, bem mais confortável, dar continuidade à programação.

Hohenschwangau

Com tantos aplicativos disponíveis a vida do viajante ficou muito mais fácil, mas nem por isso é 100% garantido. Uma coisa é certa: quanto mais próximas as data consultadas, maiores são as chances de acerto. As roupas que não se tem certeza se serão úteis podem ser deixadas em “modo espera” e colocadas (ou não) na mala pouco antes de seguir para o aeroporto.

Amsterdam

Apesar dos utilíssimos AccuWeather, The Weather Channel, Europe WeatherPro, entre tantos com versões gratuitas para vasta gama de dispositivos serem confiáveis e precisos, não custa obedecer ao conselho da mamãe e mesmo com previsão de tempo firme e seco levar uma capa e um sapato fechado não muito pesados. A vez que ousei desafiar este princípio, perdi bom tempo do meu passeio em uma gelada primavera procurando um casaco mais quente em lojas que só dispunham de peças floridas ou em tecidos leves.

Frankfurt

Saber antecipadamente as condições meteorológicas dos destinos em uma viagem levando a roupa adequada dá a tranquilidade para desfrutar plenamente o passeio sem precisar desfalcar o precioso tempo das atrações para encontrar com urgência uma peça de roupa ou acessório que deveria ter vindo junto quando se saiu do hotel (e na mala feita em casa).

2 thoughts on “Vai rolar um clima… Ou: Com que roupa que eu vou?”

Leave a Reply

Your email address will not be published.