Existem duas queixas que um brasileiro não pode fazer com relação ao nosso Ano Novo: a temperatura e a beleza das comemorações. Encarar o frio da madrugada para confraternizar e ver os fogos é um ato de coragem que não precisamos passar. Com todo bairrismo e parcialidade, assumo que não existe passagem de ano mais bonita do que a da orla da Praia de Copacabana no Rio de Janeiro.
Para quem está viajando pela Europa nesta época, enfrentar o frio e descobrir como é celebrada a passagem do ano deixará melhores lembranças do que apenas jantar e ir dormir na última noite do ano. Só não vale radicalizar e ficar o tempo todo zanzando pelas ruas sem um “pit stop”. As baixas temperaturas são um convite (ou intimação) para atividades em lugares fechados. Aproveite o que de melhor essas cidades podem oferecer em uma noite tão especial.
Abaixo, algumas informações sobre a noite de Ano Novo em algumas capitais européias:
Cidade: Paris
O point: Avenue des Champs-Élysées próximo ao Arco do Triunfo e nos jardins do Champ de Mars para ver a torre Eiffel.
Onde comemorar: As festas acontecem em hotéis e restaurantes que oferecem uma programação especial na data.
Transporte: Ônibus e as principais linhas de metrô funcionam durante toda a noite. Grátis entre 17:00 h do dia 31 até o meio dia do dia primeiro. Consulte o sitio da RATP.
Não custa lembrar: A Avenue des Champs-Élysées fica toda iluminada com sua caprichada decoração. Se ela como veio ao mundo é conhecida como a mais bonita do mundo, imagine toda enfeitada. Não se distraia com seus pertences.
Cidade: Londres
O point: Na beira do rio Tamisa próximo a Ponte de Westminster e em South Bank, altura do London Eye. As batidas do Big Ben acompanham a contagem regressiva e os fogos explodem em volta da roda gigante do London Eye.
Onde comemorar: Como não poderia deixar de ser, as festas mais animadas acontecem nos pubs e night clubs.
Transporte: Ônibus e metrô funcionam durante toda a noite. A volta é de graça até as 04:30h da manhã. Algumas estações de metrô próximas ao London Eye e ao West End ficam fechadas. As demais têm os horários para o embarque de volta escalonados. Não deixe de consultar o sítio dos transportes de Londres.
Não custa lembrar: A quantidade de visitantes nessa época do ano é enorme. Por razões de segurança, quando a área alcança a capacidade máxima de lotação o acesso é vetado. Procure chegar cedo. Se não conseguir, a prefeitura instala telões em Trafalgar Square e em Parliament Square. Aproveite para ver no dia seguinte a New Year Parade.
Cidade: Madri
O point: Em redor do relógio da Real Casa de Correos na Plaza del Sol e depois seguir para a Plaza de Santa Ana onde a madrugada ferve.
Onde comemorar: Bares e night clubs. Muitos deles abrem depois da virada para que os funcionários possam comemorar.
Transporte: O metrô funciona até as 02:00h sendo que os acesos para a estação Sol ficam fechados das 21:00h até as 00:30h da manhã. A reabertura pela manhã é às 07:00h.
Não custa lembrar: Leve uma garrafa de cava (champanhe) e um pacote com doze uvas para seguir o tradicional costume espanhol: Coma uma a cada badalada do sino do relógio.
Cidade: Berlim
O point: Contagem regressiva e fogos no Portão de Brandenburgo.
Onde comemorar: Diversos palcos espalhados pela cidade com shows ao vivo, pistas para dançar e barracas com comidas de todo o mundo. A maior concentração é entre o Portão de Brandenburgo e a Siegessäule (Coluna da Vitoria). A programação 2010/2011 está aqui.
Transporte: O metrô funciona até as 05:00h.Informações completas no sítio da BGV, a empresa municipal de transportes.
Não custa lembrar: A animação e o frio são enormes ao longo da Strasse des 17. Juni. Procure chegar antes das 21:00h: A área é cercada para não exceder a capacidade de lotação.
Cidade: Lisboa
O point: Praça do Comércio no Terreiro do Paço. Shows, espetáculos de luzes e fogos.
Onde comemorar: Nos bares e restaurantes nas zonas do Chiado, Bairro Alto, Santos, e no Parque das Nações.
Transporte: O metrô funciona até a 01:00h da manhã, reabrindo às 06:30. Os ônibus funcionam com itinerários alterados e horários especiais. (Veja aqui).
Não custa lembrar: Apesar dos telões procure chegar em torno das 21:00h para garantir um lugar decente. Os Cassinos de Lisboa e do Estoril também promovem festas.
Não importa como ou onde algumas certezas: Jantar no Ano Novo não rola sem uma reserva prévia. Se sua intenção é participar das comemorações, procure se hospedar o mais próximo possível ao local onde elas acontecem. Considere um plano B para uma eventual volta a pé. Prepare-se para enfrentar transportes superlotados e longas filas na volta para “casa”. Muito agasalho para enfrentar o frio e um sapato confortável para proteger os pés de pisadas.
Jamais despreze seus conhecimentos de matemática. Você possivelmente precisará deles para resolver equações com variáveis que não variam muito, do tipo: frio intenso+bebidas alcoólicas+grande concentração de pessoas+transportes gratuitos (em alguns casos) = turista, muito cuidado. Feliz Ano Novo!